Enercom

Login
Home » Auditoria e Projecto » Auditorias Energéticas
A+ R A-

Auditorias Energéticas

energy audit diagnosticsPorquê a auditoria Energética?

- No caso de instalação de um sistema de energia fotovoltaica, mini geração ou micro geração, e venda de energia à rede, a auditoria é obrigatória por lei;

-No caso de pretender identificar quais as melhores soluções aplicáveis em cada caso particular e quais ganhos possiveis de alcançar num projecto de redução de consumos de energia antes de fazer o investimento.

 

Quando se pensa em redução de consumos, cada fornecedor tem objectivos de fornecimento específicos mas não significa que os melhores ganhos estejam nas soluções por estes apresentadas. Algumas medidas de melhoria têm mais ganhos que outras, a questão é saber quais as que dão retorno no menor tempo possivel e quanto é esse retorno. Só uma auditoria energética responde de forma descomprometida a estas questões.

 

 

Exemplos:

- Não é de todo evidente que uma substituição de iluminação tem mais ganhos na poupança de energia que alterar os setpoint da climatização juntamente com palas de sombreamento.

- Iluminação LED ou flourescente com balastro electrónico? Garagens, escritórios, naves indústriais têm exigências muito diferentes

- Caldeiras a gás ou substituição por caldeira a Biomassa compensa com que prazo?

- Compensa substituir determinadas soluções, ou instalar sistemas de automação nas soluções existentes (controlos horários, controlos de desarmes automáticos, etc)

 

factura energia

 

A Auditoria Energética

Uma Auditoria Energética a um edifício consiste num processo de caracterização dos consumos de energia eléctrica e térmica bem como dos comportamentos térmicos passivos e activos dos edifícios.

O trabalho executado em relatório de auditoria contém informação relevante que permita justificar e sustentar as medidas propostas, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

  1. Caracterização do edifício e das soluções e sistemas originais que serão objecto de intervenção;
  2. Consumos globais de energia reais do edifício para a situação actual, com base em facturas e/ou medições de energia, sempre que possível, desagregando por tipo de consumo e diferenciando os principais consumidores de energia;
  3. Identificação e caracterização das oportunidades de melhoria identificadas, elencando-as na forma de medidas de melhoria individuais por análise custo/benefício com quantificação de prazo de retorno de investimento associado.
  4. Apresentação de especificações técnicas da Instalação de sistemas de produção de energia térmica e electrica com base em energias renováveis como seja biomassa e radiação solar (colectores solares térmicos e fotovoltaicos);
  5.  Outras medidas que venham a ser consideradas imprescindíveis para a redução de custos e eficiência energética.

 

Contacte-nos para obter uma auditoria energética para as suas instalações ou para o seu cliente.

 

 

Portofolio de serviços Enercom na área de energia:

 

EFICIENCIA ENERGETICA

Portofolio de eficiência Energética

Logotipo SCE 

RSECE RECS- Certificação Energética Grandes Edifícios

logo SGCIE 

SGCIE - Sistema Gestão Consumos Intensivos de Energia, Indústria

simulacao dinamica 14

Simulação Dinâmica de Edifícios

Login