Enercom

Login
Home » Energia » Eficiência Energética » Compensação de Fator de Potência
A+ R A-

Energia Reactiva, um custo facilmente evitável

motor 

A Energia Reactiva é aplicada pelos fornecedores de energia electrica aos clientes com potências instaladas acima de 41,40 kVA e sempre que os valores da energia reactiva (factor de potência) excede o valores previstos pelo regulamento da entidade que tutela o sector (ERSE). A evidência que indica a existência de energia reactiva na instalação surge nas facturas como a rubrica " Factor de Potência " que tem impactos no custo quando indica um valor abaixo de aproximadamente 0,96.

A energia reactiva normalmente denota-se nas instalações de carácter indutivo, ou seja, nas instalações onde existem serviços com recurso a bombagem e motores. Exemplo disso, são sistemas indústriais de bombagem e força motriz, sistemas de climatização e renovação de ar nos edificios.

 

É importante proceder à compensação de fator de potência nas instalações, pois a energia reactiva tem uma forte penalização no custo da energia, podem significar facilmente 10% - 15% dos custo da energia. Por outro lado os regulamentos têm vindo a ser cada vez mais exigentes nos limites máximos sem penalização; o actual regulamento aplica um custo de energia reactiva para instalações em que a componente indutiva seja 30% ou mais que a componente de energia activa.

 

energia-reactiva-1

No entanto este custo é evitável com recurso a compensadores de factor de potência. Os compensadores o que fazem é introduzir na instalação energia reactiva de carácter capacitivo, e compensar a componente indutiva e consequentemente o custo financeiro da energia reactiva.

 

Na Enercom trabalhamos com as melhores marcas e os melhores fornecedores de soluções de energia reactiva. Se a sua instalação tem um caracter indutivo e na factura está a pagar energia reactiva, saiba que pode anular esse custo tipicamente com break-even abaixo de 1 ano, ou seja, rapidamente paga o investimento para compensar a energia reactiva, e daí em diante é poupança absoluta nas facturas de energia.

 

 

 

Caso real de cliente em que foi instalada a compensação de energia reactiva

 energia reactiva

 

 Contacte-nos e poderemos ajuda-lo a reduzir os seus custos com Energia.

 

 

brochura enercom gestao consumos

Descarregue a brochura de produto

 

Portofolio de soluções de redução e otimização de consumos de energia propostos pela Enercom

gestao consumos tumb

Gestão de Consumos de Energia

lamp tumbIluminação Eficiente - LED

EFICIENCIA ENERGETICA TUMB

Eficiência energética

caldeira tumb

Optimização de Caldeiras e Conversão para Biomassa

compressor tumb

Otimização de Ar Comprimido

SOLAR PANEL tumb

Sistemas Renováveis

pump tumb

Redução de Consumo em Motores e Bombas

Login