Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » EDP premeia projecto universitário que promete poupança de energia em motores
A+ R A-

EDP premeia projecto universitário que promete poupança de energia em motores

Enviar por E-mail Versão para impressão
EDP premeia projecto universitário que promete poupança de energia em motores 11-11-2013

Desenvolvido por três estudantes finalistas de Engenharia Electrotécnica a partir de uma ideia de um dos professores, o projecto “InSwitch” apresentou um dispositivo electrónico para motores que venceu o Prémio EDP Inovação.

O projecto pode levar a uma poupança de 15 a 20 por cento no consumo dos motores eléctricos, dependendo do nível de carga do motor e da sua variação ao longo do período de trabalho.

“A fiabilidade, baixos custos e pequenas dimensões são algumas das características que diferenciam o dispositivo electrónico que promete poupanças de energia em motores eléctricos, melhorias no factor da potência e uma redução de custos de manutenção – factos atestados pelas duas patentes que a InSwitch já possui”, explica a EDP em comunicado citado pelo Jornal de Negócios.

A ideia foi proposta pelo professor Fernando Ferreira e desenvolvida pelos alunos José Guarino, Miguel Oliveira e Ricardo Ferreira, que criaram o protótipo e realizaram vários testes laboratoriais.

A equipa vencedora do Prémio EDP Inovação ganhou um cheque de 50 mil euros, bem como uma viagem a São Paulo, para poderem apresentar o InSwitch à EDP Brasil, estabelecer uma nova rede de contactos e procurar oportunidades para levar a ideia para fora de Portugal.

“Através do Prémio EDP Inovação, o grupo tem vindo a assumir um papel de relevo na atracção de talento e aposta na capacidade empreendedora, tendo, ao longo dos últimos anos, apoiado algumas empresas start-ups com projectos de relevo no sector da energia”, comentou o presidente da EDP Inovação, António Vidigal.

O gestor lembrou os casos dos projectos da Zypho, Omniflow, Eco-EIFES e CleanBioMass, participantes em edições anteriores do prémio, posteriormente apoiadas pela EDP Inovação através da incubadora EDP Starter, e que hoje se encontram a comercializar os seus produtos no mercado.

O concurso da EDP teve ainda como finalistas os projectos Energy Click e Enhanced WT. No primeiro caso trata-se de um equipamento utilizado na produção de energia através de lamelas rotativas ocas instaladas em espaços ventilados que permite a produção de energia térmica, bem como a melhoria do nível de conforto.

No segundo caso foi apresentado um dispositivo que aumenta o rendimento da produção de electricidade de aerogeradores de pequena potência, reduzindo simultaneamente o ruído destes equipamentos.


EE / Jornal de Negócios

Login